Contextualização
O desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas são uma preocupação mundial que a todos afeta. É nossa responsabilidade adotar páticas sustentáveis que protejam o Planeta para viabilizarmos o futuro das gerações mais novas.
Neste projeto eTwinning, os parceiros da França, de Portugal, da Itália, da Grécia, da Lituânia e de Espanha trabalham em conjunto para abordarem temáticas relacionadas com as alterações climáticas e sensibilizarem todos os envolvidos para esta questão.
Este projeto dá apoio a um projeto Erasmus+ KA229 e estão já calendarizadas para este ano letivo as seguintes atividades:
- Videoconferência internacional, dinamizada pela Lituânia, subordinada ao tema «Tesouros do oceano» e que se realizará no dia 28 de janeiro de 2021, através do eTwinning Live;
A equipa portuguesa irá apresentar nesta conferência um trabalho sobre «Florestas/pradarias marinhas».
- Videoconferência internacional, dinamizada por Portugal, subordinada ao tema «A importância das florestas no combate às alterações climáticas» e que se realizará no dia 19 de março de 2021, através do eTwinning Live.
Docentes responsáveis pelo projeto: Sandra Ladeira e Maria Amorim
Watch out online! / Segura-te online!
Contextualização
O E@D fez emergir várias questões que merecem toda a atenção dos intervenientes no contexto escolar. Uma vez confinados ao lar no ano letivo de 2019/2020, desde março até ao seu final, as tecnologias e a internet assumiram uma importância redobrada. Estas tornaram-se, portanto, vitais em tempos de pandemia, pelo que é do interesse de todos - professores, pais e alunos - tanto (re)conhecer as suas potencialidades, como refletir nos seus perigos e riscos, aprendendo a evitá-los e enfrentá-los.
Este projeto tem um cariz colaborativo e aglutinador ao integrar as aprendizagens essenciais de várias disciplinas com vista ao Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória. Paralelamente a este projeto desenvolver-se-á o Projeto e-Safety.
Afigura-se-nos pertinente inserir este projeto no eTwinning, uma rede globalizante de experiências, conhecimentos e trabalho colaborativo. Pretende-se o contributo individual e coletivo num projeto comum com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. São parceiros deste projeto Portugal, Polónia e Roménia.
Calendarização das atividades do projeto
Setembro/outubro
- Apresentação das escolas envolvidas, parceiros, alunos e projeto;
- Diário de Projeto Mensal.
Novembro
- Formulário online aos alunos/EE/professores;
- Concursos logo e poster e elaboração de netiquetas.
Dezembro
- Estudo comparativo entre as diferentes escolas parceiras;
- Intervenção da Escola Segura;
- Placard escolar, instagram.
Janeiro
- Construção de um livro/panfleto em banda desenhada: riscos na internet;
- WordArt.
Fevereiro
- Atividades práticas sobre Internet Segura;
- Divulgação da banda desenhada pela comunidade educativa.
Março/abril
- Atividades práticas sobre Internet Segura.
Maio
- Dia Mundial da Sociedade da Informação (17 de maio): exposição/evento/encontro e construção de um e-Book;
- Formulário online final aos alunos/EE/professores.
junho
- Síntese dos resultados comparativamente com os resultados iniciais respetivos, em cada escola e estudo comparativo entre as diferentes escolas parceiras;
- Elaboração de uma última mensagem que inclua algo que os alunos tenham aprendido durante o projeto e um conselho para o futuro.
Docente responsável pelo projeto: Margarida Teixeira
Traditional Crafts and Artisans
Contextualização
Num mundo de rápida evolução tecnológica, há diversas atividades tradicionais desconhecidas ou que estão a ser esquecidas pelas gerações mais novas. Algumas destas atividades estão relacionadas com modos de vida mais sustentáveis e com uma utilização mais eficaz dos recursos naturais. Estão relacionadas com o folclore, com atividades artesanais e fazem parte da herança cultural mundial. Com este projeto, os parceiros de Portugal, da Suécia, da Grécia, da Itália e do Chipre pretendem dar a conhecer, a nível europeu, algumas destas atividades artesanais, os artesãos que a elas se dedicam e os modos de vida associados a estas práticas.
Este projeto dá apoio a um projeto Erasmus+ KA229 que teve início este ano letivo, estando já prevista uma conferência internacional para apresentar os trabalhos relacionados com a tecelagem.
Esta videoconferência irá ser dinamizada por Portugal e será calendarizada para o mês de abril de 2021.
Docentes responsáveis pelo projeto: Maria Amorim e Cláudia Costa
Social Inclusion 2Day
Contextualização
O mundo está em permanente mudança, a oferta de emprego altera-se rapidamente, as fronteiras esbatem-se, os conflitos religiosos, económicos e ambientais levarão a um aumento do número de refugiados e a mudanças na diversidade cultural das populações.
Para garantir que nossos alunos estão preparados para um mundo cada vez mais diversificado, internacional e culturalmente, temos de nos certificar de que eles estão equipados com competências que lhes permitam atingir o sucesso na sociedade em que vivemos. Nas nossas sociedades, as questões de preconceito, de discriminação, de racismo e de violência são cada vez mais visíveis e torna-se importante abordar estes temas ao nível escolar. Uma sociedade (in)formada é uma sociedade tolerante e inclusiva.
Neste projeto pretendemos desenvolver a discussão partilhada para promover a aceitação e a cidadania global/europeia.
Este projeto eTwinning dá apoio a um projeto Erasmus+ KA229 e nele participam vários países europeus: Portugal, Holanda, Bélgica, Polónia e Suécia.
Docente responsável pelo projeto: Maria Amorim
Professora com funções de Mentoria eTwinning no agrupamento: Maria Amorim
Para apoio na implementação de projetos eTwinning, contacte-a através do email institucional.